Harald transforma ponto de venda em canal de experiência e fidelização
Muito além de ocupar espaço nas gôndolas, a Harald, referência no mercado de chocolates e coberturas, tem apostado em uma estratégia de ambientação diferenciada para transformar o ponto de venda em uma extensão da marca. E então, a iniciativa visa criar experiências sensoriais que estimulem a experimentação, reforcem os diferenciais da marca e impulsionem as vendas no varejo especializado.
Como parte dessa abordagem, a marca tem implementado displays estrategicamente posicionados, materiais promocionais atrativos, ilhas decorativas, além de áreas de degustação e promotores treinados.
“Nosso objetivo vai além da exposição de produtos. Queremos que o consumidor compreenda, no ponto de venda, o diferencial dos nossos chocolates e coberturas para cada tipo de uso”, explica Mauro Degraf, diretor comercial da Harald.
Varejo Especializado Como Vitrine da Marca
A estratégia teve início em lojas especializadas da capital paulista, especialmente em unidades de redes parceiras com forte presença no segmento de confeitaria. Além disso, a escolha dos pontos seguiu critérios como localização estratégica, alto fluxo de consumidores e parcerias comerciais já consolidadas.
De acordo com a empresa, os resultados já são perceptíveis: houve aumento no fluxo de clientes, crescimento nas vendas das linhas destacadas e feedback positivo dos lojistas. Com isso, o modelo está sendo expandido para outros estados como Rio de Janeiro e Goiás.
Assim, para garantir consistência na comunicação, a equipe de campo da Harald recebe treinamento contínuo.
Em um mercado competitivo, essa estratégia de ambientação se mostra um diferencial eficaz, Segundo dados do Sebrae, mais de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda.
“A loja é o palco onde nossa promessa de qualidade se concretiza”, conclui Degraf. “Ao apostar na ambientação como ferramenta de comunicação e aproximação, ampliamos a presença da Harald de forma relevante e alinhada às necessidades dos nossos públicos.”
Com um portfólio robusto, conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte do grupo Fuji Oil desde 2015, conglomerado japonês com atuação global.