Fundação Bunge abre inscrições para curso gratuito de panificação e confeitaria com apoio da Harald
Oportunidade oferece formação profissional e acesso a vagas de emprego no setor de panificação e confeitaria em quatro capitais brasileiras.
A Fundação Bunge está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 do projeto “De Grão em Pão”, uma iniciativa gratuita voltada a pessoas com 18 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. Com apoio da Harald Chocolates e outros parceiros do setor, o curso oferece formação teórica e prática em panificação e confeitaria, além de garantir acesso direto ao mercado de trabalho.
As aulas acontecerão nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), em parceria com o Senai. Interessados devem preencher o formulário específico de sua cidade no site da Fundação Bunge até 1º de julho. O anúncio dos selecionados será feito em 6 de agosto no mesmo portal.
Formação completa e empregabilidade garantida: Curso Gratuito!
Com duração de quatro meses, o curso inclui uniforme, material didático, bolsa auxílio e formação socioemocional, focada em planejamento profissional. Além disso, os alunos têm acesso a uma trilha formativa em parceria com o Sebrae, caso desejem seguir o caminho do empreendedorismo.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o setor faturou R$ 153,36 bilhões em 2024 e ainda enfrenta escassez de 140 mil profissionais qualificados. O projeto busca justamente preencher essa lacuna com mão de obra preparada e capacitada.
Desenvolvimento de competências valorizadas no mercado
Além das técnicas de panificação e confeitaria, o curso também desenvolve habilidades socioemocionais como comunicação, organização e autoconhecimento. Segundo dados da Fundação Wadhwani, 35% das empresas estariam dispostas a pagar até 20% a mais por profissionais com esse perfil.
E então, durante a formação, os alunos também participam de simulações digitais de situações reais, aprimorando sua capacidade de atuar no ambiente profissional.
Parceria com grandes nomes do setor
Assim, o projeto “De Grão em Pão” conta com importantes parceiros, como a Academia Bunge, Senai, Sebrae, Harald Chocolates, além de sindicatos e associações de panificação de todo o país. Assim, desde o seu lançamento, em 2022, a iniciativa já formou mais de 160 jovens e segue como referência em inclusão produtiva e transformação social.
Sobre a Fundação Bunge
Com 70 anos de história, a Fundação Bunge é o braço social da Bunge no Brasil. Atua em territórios estratégicos, promovendo inclusão produtiva, diversidade e economia de baixo carbono. Por fim, a entidade é ligada à Bunge, líder mundial no processamento de oleaginosas e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais.