Planejamento é fundamental para ter sucesso no mercado delivery
Entrar para o mundo das vendas por aplicativos de delivery é cada vez mais comum. O funcionamento não tem muito segredo: você anuncia seus produtos em uma “lojinha” dentro das plataformas de entrega e os aplicativos avisam sempre que há um pedido. Dentro do prazo estipulado, então, o motoqueiro da empresa retira os doces e faz a entrega das encomendas. Em troca das vendas, você paga uma comissão para as plataformas.
Para ter sucesso nessa nova forma de comercialização, porém, planejamento é fundamental – principalmente porque a maior parte dos pedidos feitos em aplicativos de delivery é para pronta entrega; nem todos permitem que os clientes façam encomendas para, por exemplo, dali a dois ou três dias. Ou seja: você precisa ter condições de aprontar seus doces à medida que os pedidos vão entrando.
Confira as dicas que preparamos para que você possa se organizar e aproveitar mais essa modalidade de “faça e venda”!
Montando o cardápio
- Seu cardápio precisa ser prático. Pelo menos no início, vale seguir aquele velho ditado: menos é mais.
- Tortas, brownies, cupcakes, brigadeiros e bolos de pote são boas opções, pois podem ser preparados com certa antecedência e finalizados no momento da venda.
- É importante evitar o desperdício. Para cada receita, ofereça duas ou, no máximo, três variedades de sabor. Assim, não é preciso armazenar nada em grande quantidade.
- Definido o cardápio, faça testes para ver como os produtos se comportam. Como reagem quando você tira do freezer? A consistência se mantém? A textura sofre alterações? E quando descongela ou reaquece no micro-ondas? Anote tudo, para não esquecer.
Produção e armazenamento
- Quem já trabalha com venda por aplicativos de delivery insiste: é muito importante ter uma geladeira extra, apenas para sua produção. Isso impede a contaminação cruzada e evite que os doces peguem o cheiro dos alimentos usados nas refeições do dia a dia.
- Massas de bolos e brownies podem ser mantidas na geladeira ou no freezer. Quando chegar um pedido, descongele no micro-ondas – com cuidado para não esquentar ou assar novamente.
- Massas de tortas aguentam até 30 dias em um local seco e fresco, desde que muito bem embaladas.
- Quanto mais frescos os brigadeiros, melhor. Prepare a massa e anuncie por um ou dois dias no aplicativo; deixe para enrolar e finalizar apenas quando chegar o pedido. Boa ideia é criar temas especiais ou promoções, como o “sabor do dia”.
- Reserve um dia da semana para fechar a “lojinha”. Aproveite o tempo para fazer compras, organizar as embalagens e adiantar algumas receitas. Prepare uma quantidade mínima de massas e recheios e vá repondo o estoque aos poucos.
- Se aparecerem muitos pedidos de uma vez, você pode pausar a “lojinha” no aplicativo. Assim, trabalha com mais tranquilidade até entregar tudo. Depois, basta reativar as vendas.
Na hora da entrega
- Mantenha um lugar organizado para guardar embalagens, adesivos, fitas e cartões.
- Para embalar tortinhas, brownies e fatias de bolo, use caixinhas de isopor ou marmitas de papel-alumínio.
- O bolo gelado, embrulhado em papel-alumínio, fica charmoso quando envolto também em tecido.
- Envelopes de papel-manteiga que você mesmo faz podem acomodar cookies.
- Não é preciso gastar com embalagens personalizadas, mas fica simpático acrescentar uma etiqueta ou cartão de sua “lojinha”, amarrado com fita.
- Outra atitude que faz sucesso: mandar pequenos “mimos” como brinde para os clientes: um brigadeiro, um biscoitinho, um minibrownie…
Veja mais dicas e opções para embalar aqui.
Para fazer seu cadastro nos aplicativos de delivery, é preciso ter uma empresa aberta com CNPJ e uma conta bancária em nome de pessoa jurídica. Uma das categorias mais procuradas por trabalhadores informais, no Brasil, é a MEI (Microempreendedor Individual). Saiba mais sobre o que é necessário para se registrar aqui.
Atenção: as plataformas de entrega cobram uma taxa – geralmente entre 25% e 30% – sobre cada venda. É essencial ajustar seus preços levando isso em consideração, para não ter surpresas ao fechar as contas no fim do mês.
Agora você já tem as ferramentas básicas para fazer sucesso nessa nova jornada. No início, não desanime. Algumas plataformas possuem consultores que podem ajudar a impulsionar suas vendas. Se quiser contar com a ajuda das redes sociais, veja aqui as melhores dicas para divulgar o seu trabalho.
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