Siga nossas dicas para que seus produtos cheguem impecáveis aos clientes
Com o calor do verão brasileiro, o transporte para a entrega dos produtos artesanais pede atenção especial. Como sabemos, a grande delícia do chocolate é derreter na boca, levando às explosões de sabores que tanto amamos. Isso acontece por causa da manteiga de cacau e de outros componentes que derretem em uma temperatura próxima do corpo humano.
Infelizmente, essa característica também deixa o produto sensível ao calor – e as grandes oscilações de temperatura são inimigas do chocolate, pois acabam com o seu brilho. Para garantir que o esforço de seu trabalho seja preservado até o momento em que os chocolates chegam às mãos dos clientes, confira nossas dicas.
Antes de sair de casa
Mesmo nos dias mais quentes, resista ao impulso de colocar os chocolates na geladeira ou freezer. Esses ambientes têm temperaturas baixas, mas são muito úmidos! Ao retirar os produtos de lá, o contraste de temperatura da geladeira com o ambiente externo pode produzir acúmulo de umidade na superfície do chocolate, resultando em manchas e defeitos.
O mundo ideal para quem trabalha com chocolate é um quartinho climatizado, com ar-condicionado. O equipamento, além de baixar a temperatura, remove a umidade, o que é perfeito para que o chocolate mantenha suas características de textura e sabor preservadas. Mas sabemos que ter um cantinho assim é difícil, não é mesmo? Se seus chocolates estão prontos e você precisa armazená-los por um curto período até a hora de entregar, a dica é simular um ambiente climatizado utilizando uma caixa ou bolsa térmica:
1 – Coloque o recipiente aberto na geladeira ou resfrie-o com gelo ou gelo reutilizável, popularmente conhecido como gelox.
2 – Quando estiver frio, retire da geladeira, remova o gelo/gelox e use a caixa ou bolsa térmica para conservar seus produtos.
Importante: seus produtos não devem ser mantidos nessas condições por longo tempo! Mesmo que caixa ou bolsa esteja limpa, o chocolate pode absorver aromas/sabores indesejados. Ah, e evite usar isopor! Ele serve para transportar, mas não é adequado para armazenar justamente por causa dos odores.
Levando o produto até o cliente
Na hora do transporte, principalmente de longa distância, você vai precisar reforçar a refrigeração e organizar direitinho os produtos:
1 – Primeiro, climatize uma caixa, bolsa ou isopor, como vimos acima. Depois, junte o gelo reutilizável ou garrafinhas de água congelada devidamente embalados em plástico-bolha e panos limpos. Atenção: embalar é muito importante para evitar que a umidade condensada sobre o gelo molhe as embalagens ou seus produtos!
2 – A melhor forma de organizar a produção para o transporte é entre camadas refrigeradas, no fundo e na parte superior do isopor ou caixa. Em recipientes grandes, você também pode adicionar gelo, embalado em plástico e tecido, nas laterais da caixa térmica
3 – É importante, também, “travar” a produção – ou seja, não deixar espaço para as caixas e embalagens virarem dentro do isopor. Preencha os espaços com papel-toalha ou plástico-bolha.
Dica Importante
Para cristalizações, as Coberturas Harald apresentam maior resistência à temperatura. Se você trabalhar em uma região muito quente, elas podem ser a escolha mais prática para fazer casquinhas e banhos, garantindo qualidade à sua produção.
Além do site
Você também pode acompanhar nosso canal no YouTube, esclarecer suas dúvidas conversando conosco pelo SAC ou seguindo a Harald no Facebook e no Instagram. Estamos sempre disponíveis para ajudar e incentivar seu sucesso!