A União Deliciosa: Pizza e Chocolate
O casamento entre dois clássicos gastronômicos, a pizza e o chocolate, ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Descubra, assim, como essa combinação se tornou uma tendência e saiba mais sobre os produtos que impulsionam essa evolução.
A Linha de Recheios para Pizza Confeiteiro é uma mostra dessa evolução. Os sabores Chocolate ao Leite, Chocolate Branco, Chocolate com Avelã e Chocolate Meio Amargo, desenvolveram-se em uma embalagem de manga que facilita o trabalho.
Dessa forma, o profissional precisa apenas aquecer o produto, cortar a ponta da manga e aplicar o produto sobre a massa quente. Uma embalagem é suficiente para o preparo de 4 pizzas grandes ou 7 pequenas (brotinhos). Assim, o recheio espalha-se facilmente sobre a pizza assada, permitindo a criação de decorações especiais, arabescos e marmóreos, combinando as cores dos chocolates. Forma ainda a base para decoração com frutas frescas ou secas, crocantes, amendoim, nozes e castanhas.
Ronaldo Ayres, o renomado Senhor Pizza, criador do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil (CTP) em São Paulo, há mais de 30 anos forma profissionais da pizza em todo o país e até no exterior. Ele vê a união entre pizza e chocolate como algo bem brasileiro, que veio para ficar: “De cinco anos para cá, os paradigmas sobre pizza doce mudaram no país. A demanda sempre foi boa em redes e pequenas pizzarias de todo o Brasil. São Paulo era o último foco de resistência, mas a Harald, com a linha de Recheios para Pizza Confeiteiro, trouxe praticidade e inovação das receitas, e os paulistanos foram conquistados pelo sabor”.
No CTP, Ronaldo mostra na prática todo esse potencial: “Não é preciso fazer ganaches ou adicionar creme de leite, ganha-se em tempo, o que permite inovação na montagem. Há uma economia de tempo, ingredientes e utensílios”. O sucesso dos pequenos negócios, preocupação de Ronaldo e do CTP, é a consequência! “O lucro da pizza doce é bem maior: a cobertura possibilita um trabalho artístico na montagem e, assim, o preço é diferenciado. Essa pode ser a solução de muitos empreendimentos, atraindo inclusive o público infantil. Nós somos criativos, e essa é uma característica genuinamente brasileira”.
Sobretudo, e às padarias? “As pizzas representam uma fatia importante do lucro das padarias, já são uma tradição de oferta, como os doces. A pizza doce cresce como opção nas principais padarias, o que contribui para a mudança cultural que estamos vivendo. Receitas frias ou quentes, massa tradicional ou de chocolate, com frutas ou sorvetes, confeitos ou frutas secas, as padarias vão aumentando a procura e o desejo pela pizza doce”, afirma o Sr. Pizza.
A paixão pelo chocolate e a busca de qualidade para quem trabalha na confeitaria é utilizar as marcas da Harald, segundo Ronaldo, “A Harald não traz apenas um produto de qualidade, traz conhecimento: as maneiras de usar os ingredientes corretamente, e melhorar o produto final”, frisa Ronaldo, emocionado ao lembrar como sua trajetória profissional se relaciona à marca.
Por fim, o Sr. Pizza dirige-se à cozinha onde cerca de 30 profissionais estão degustando pizzas doces criadas e tendo novas ideias para o cardápio.