Em 2022, a Harald completou 40 anos de uma trajetória que começou em 1888, quando Franz Neugebauer, imigrante alemão, instalou-se em Porto Alegre, em busca de novas oportunidades, trazendo consigo técnicas e receitas de confeitaria. De imediato, ele percebeu a carência no comércio local de doces, compotas e geleias, e, em 1891, com seu irmão Max e o amigo Fritz Gerhardt, deu início à fabricação desses produtos.
Imediatamente, Franz percebeu que os chocolates no Brasil eram raros e caros, e por isso decidiu explorar esse mercado. Viajou à Alemanha e comprou os equipamentos que, no fim de 1903, permitiram-lhe tornar Neugebauer Irmãos & Gerhardt a primeira fábrica de chocolates do país. Entre momentos de glória e dificuldades, ela manteve sua principal característica: a busca pelo aprimoramento dos produtos e dos métodos de fabricação.
A Harald é fruto deste espírito de empreendedorismo, que foi perpetuado por Ernesto Harald, terceira geração da família, que constituiu a Harald. Depois da crise que marcou o setor cacaueiro no fim dos anos 1970, Ernesto Harald decidiu vender a fábrica Neugebauer para investir em coberturas sabor chocolate, de produção ainda incipiente no Brasil. Com esse objetivo, tornou-se sócio dos filhos Ernesto Ary e Werner, e fundou a Harald Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., em dezembro de 1982, cuja primeira sede foi instalada no bairro de São Geraldo, em Porto Alegre.
Linha do Tempo
Veja a trajetória da Harald no decorrer destes 40 anos