Como determinar a data de validade?

Recebemos por aqui muita gente perguntando como determinar a data de validade de suas produções com chocolates e coberturas. A questão é que esse prazo é variável, dependendo da receita e do seu processo de produção. Produtos com frutas frescas ou creme de leite têm uma vida útil menor do que aqueles com recheios industrializados, por exemplo. O seu ambiente de produção, estoque e até o lugar em que ele fica exposto para venda interferem nessa conta. Ou seja, são muitas as variáveis. Por isso, a dica é testar! Faça o seguinte:

  1. Produza algumas unidades (entre 20 e 30) da receita que você quer determinar a data de validade e anote bem o dia da produção.
  2. Embale os seus produtos, tal como eles seriam vendidos.
  3. Guarde-os em locais pela casa que tenham mais ou menos as mesmas condições ambientais do lugar em que eles serão comercializados (não coloque no sol).
  4. Abra uma unidade por dia e observe odor, sabor e textura. Anote o resultado cuidadosamente.

O intervalo de dias entre a data de produção e a data que você começou a sentir as primeiras alterações é o tempo máximo de prateleira do seu produto. Assim, se as primeiras alterações foram sentidas 5 dias após a data de produção, esse será o seu tempo máximo para validade da receita testada. Para ter mais segurança, diminua em um dia a data de validade. Dessa forma, essa receita teria 4 dias de validade, a partir da data de produção.

É importante testar cada receita nova. Qualquer mudança nos ingredientes pode alterar a data de validade do seu produto.

Gostou da dica? Ficou com dúvidas? Comente aqui pra gente! 🙂

Compartilhar este conteúdo