Até mesmo um modelo simples de celular consegue fazer boas imagens dos produtos que você vende

Você já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras? Nada mais verdadeiro – principalmente quando falamos de comida. De nada adianta você tentar vender suas trufas dizendo que são as mais gostosas da cidade se a foto que acompanha o doce em suas redes sociais mostrar o chocolate desfocado, perdido entre outros objetos sobre uma toalha estampada.

Uma boa foto de comida precisa deixar as pessoas com fome – ou, pelo menos, despertar nelas o desejo de comer o que está vendo. E não pense que é preciso ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento de última geração para conseguir bons resultados com as imagens. Hoje em dia, até os modelos mais simples de celular podem dar conta do recado. Para caprichar mais em suas fotografias, confira nossas dicas (nenhuma delas depende do aparelho utilizado) e treine, treine bastante! Não tenha medo de errar. Se não der certo no começo, apague as imagens e tente outra vez!

01-luz

Fotografar é escrever com a luz. A fonte de iluminação deve incidir sobre o elemento que você quer destacar. Prefira uma luz difusa – aquela que quase não deixa sombra nos objetos (a luz “dura”, ao contrário, é a que cria sombras indesejadas). Se possível, aproveite a luminosidade natural de um lugar próximo a uma janela.

Um fundo neutro dá mais destaque aos elementos de sua foto. Não deixe que sua receita fique competindo, por exemplo, com o xadrez ou a estampa de uma toalha.

Mas nada impede que você use um fundo liso colorido! Uma boa dica é comprar várias cores de cartolina para usar como fundo, explorando o contraste ou a aproximação com os tons dos alimentos.

A casquinha crocante de um brownie, a cremosidade de uma trufa, a maciez do bolo fofinho… Explore as diferentes texturas das suas receitas para dar mais água na boca.

Distribua os elementos de maneira harmoniosa sobre o fundo. A imagem deve ficar equilibrada – mesmo os espaços vazios podem ser bons para a composição, como os silêncios que dão força às músicas. Enquadre a imagem e pense na proporção dos elementos. Vale usar a “regra dos terços”: mentalmente, divida a imagem em nove quadrados e posicione os objetos que quer destacar nos pontos de cruzamento.

Teste várias posições do celular para encontrar o melhor ângulo para fazer suas fotos. Experimente fotografar de cima (ângulo de 90°) e na diagonal (ângulo de 45°), por exemplo, e compare os resultados.

Antes de postar, edite as fotos pelo aplicativo de câmera do celular. Trabalhe as cores, corte o que for indesejado e valorize a história que você quer contar!

Teste bastante! Salve fotos de comida que você acha bonitas e pense no que mais te agrada nelas. E conte pra gente: que fotos de receitas da Harald você mais gosta?

Ficou com alguma dúvida? Acompanhe nosso canal no YouTube, converse conosco pelo SAC ou siga a Harald no Facebook e no Instagram. Estamos sempre disponíveis para ajudar e incentivar seu sucesso!

Compartilhar este conteúdo