Competição de Qualidade de Cacau do Brasil Oferece R$ 60 Mil em Prêmios
Os produtores de cacau de todo o Brasil têm até o dia 16/08 para se inscrever no VI Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade. Assim, a competição que é a mais renomada do país, distribuirá R$ 60 mil em prêmios para os melhores cacaus em algumas categorias varietal.
O Concurso Nacional de Cacau Especial visa valorizar e reconhecer a qualidade do cacau brasileiro, destacando também as práticas agrícolas sustentáveis.
Etapas de Classificação:
Portanto, o concurso começa com a avaliação dos aspectos físico-químicos dos lotes de amêndoas de cacau. E então, as 10 melhores amostras de cada categoria são selecionadas como finalistas e seguem para as próximas etapas.
No laboratório do Centro de Inovação do Cacau, em Ilhéus, um júri técnico, composto pelos principais especialistas sensoriais de cacau do país, realiza a análise sensorial do líquor (massa de cacau). Paralelamente, outro júri externo, composto por jornalistas, chefs e profissionais do setor, avalia as amêndoas transformadas em chocolate com uma formulação padrão de 70% cacau.
As avaliações são realizadas de forma cega, além disso, os 20 finalistas são visitados por auditores técnicos que avaliam os critérios de sustentabilidade nas propriedades onde os cacaus são cultivados.
Seletiva para o Concurso Internacional:
A VI edição do Concurso também serve como seletiva oficial para o Cacao of Excellence Awards 2025. A última edição da competição internacional, realizada em Amsterdã em fevereiro deste ano, o Brasil garantiu o direito de ter 8 representantes na próxima disputa, que reconhece as melhores amêndoas de cacau do mundo.
Assim, apesar dos desafios enfrentados este ano pela cadeia do cacau, Adriana Reis, Gerente de Qualidade do CIC, tem expectativas positivas para a competição.
A cerimônia de premiação do VI Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade ocorrerá no dia 28 de novembro em Belém, capital do Pará. A iniciativa conta com o patrocínio de algumas associações e empresas parceiras como a Harald.
Por fim, para mais informações e para acessar o edital e o formulário de inscrição, visite o site: omelhorcacaudobrasil.com.br