Facilite Suas Vendas com uma Máquina de Cartão
A Importância do Pagamento com Cartão
Se você trabalha com chocolate e está no mundo do “faça e venda”, já deve ter enfrentado a dificuldade de uma pergunta comum: “posso pagar com cartão?”. Essa é uma facilidade que os compradores sempre procuram. Muitas vezes, eles optam por comprar em uma loja estabelecida pela possibilidade de parcelamento ou de pagamento futuro, ou até pelo fato de não ter “dinheiro vivo” no momento em que decidem pela compra.
Pessoa Física Também Pode Ter Máquina de Cartão
O que muitos não sabem é que, mesmo sendo pessoa física, é possível ter sua própria máquina de cartão de débito ou crédito. A princípio, você precisa apenas da sua conta bancária (não pode ser conta conjunta ou benefício) e alguns documentos. No entanto, há uma versão ainda mais simples que pode ser uma opção para quem não tem conta bancária: é criada uma conta virtual e a transferência ocorre para um cartão pré-pago.
Evite Intermediários e Faça Sua Própria Pesquisa
Algumas empresas oferecem intermediar esse serviço, eliminando a burocracia por taxas que vão de 200 a 500 reais. Mas, nem todas são seguras. Esqueça os intermediários, economize e faça sua própria pesquisa. Antes disso, é sempre bom ter alguns cálculos em mão para tomar sua decisão.
É essencial ter controle sobre seus rendimentos. Mesmo que você não fature igualmente todos os meses, faça uma média de ganhos mensais. Por quê? Porque você terá mais um custo fixo entre as suas despesas. Existem vários planos de pagamento da sua máquina de cartões, mas a maioria cobrará uma taxa fixa mensal ou uma taxa por operações realizadas (vendas). Dependendo do contrato, pode haver uma taxa mais alta por vendas que excedam a média mensal. Veja qual a melhor opção para você, a que mais se encaixa com as vendas e rendimentos alcançados com seu trabalho. Lembre-se, há taxas para vendas em débito, crédito e parcelamento – algo que pode influir sobre o preço de seu produto. No entanto, você recebe rapidamente (em geral, dois dias úteis) em sua conta corrente ou poupança.
Máquina de Cartão Tradicionais
As máquinas de cartão tradicionais que você vê nos estabelecimentos comerciais podem ser uma alternativa. Muitas vezes você resolve a sua afiliação sem sair de casa, via celular ou internet. Algumas empresas bem conhecidas fazem seu cadastro sem burocracia, exigindo pouca ou nenhuma documentação para quem não tem CNPJ. Essas máquinas recebem mais bandeiras, possuem credibilidade no mercado e dão a opção de diversas formas de pagamento. Sempre haverá um custo mensal, mas há serviço de suporte, instalação e troca da máquina – que é alugada – quando ocorre algum problema.
Maquininhas de Cartão
Outra solução, cada vez mais popular, são as maquininhas ou leitores de cartão que funcionam com ou sem celular (quando já vêm com um chip instalado). Em geral, são mais simples de adquirir – não é preciso assinar um contrato. A máquina é comprada, e não alugada, e não há taxas fixas ou aluguel. Não é preciso analisar detalhadamente seu faturamento para decidir qual plano é melhor para o seu negócio. Pode ser a melhor opção para quem não sabe o quanto vai faturar por mês.
Vantagens das Maquininhas:
- Taxas mais baixas: As taxas são mais baratas que as das máquinas tradicionais e são sempre as mesmas. Por exemplo, a porcentagem de débito da maquininha é de 2,39% na venda. Se a venda for de 100 reais, você receberá R$97,61. Isso é prático para calcular o seu preço.
- Portabilidade: Leves e portáteis, podem ser levadas aonde for preciso.
- Diversidade de cartões: Aceitam diversos cartões de crédito e débito.
Cuidados na Escolha da Maquininha:
- Tipo de conexão: Verifique se a maquininha vai utilizar o seu celular ou se já vem com chip de fábrica.
- Bandeiras aceitas: Veja quais bandeiras a sua maquininha irá aceitar. Pense nos seus clientes e os cartões que mais utilizam.
- Taxas de desconto: Confira todas as taxas de desconto sobre vendas.
- Funcionalidades extras: Veja as outras funcionalidades que a maquininha pode oferecer, como permissão de parcelamento de vendas, impressão de comprovante, recargas de operadoras de celular ou pagamento de contas de consumo mediante pequenas taxas.
Avalie o seu momento: o seu “faça e venda” está crescendo? Seus clientes estão aumentando e os seus produtos estão sendo requisitados? É bem provável que uma maquininha de cartões vá impulsionar ainda mais o seu negócio!