Projeto De Grão em Pão capacita jovens da Grande São Paulo
Programa criado pela Fundação Bunge oferece treinamento e oportunidade de emprego nos setores de panificação, culinária e confeitaria
Na quarta-feira (15), aconteceu a formatura da primeira turma do projeto De Grão em Pão, uma iniciativa da Fundação Bunge para oferecer capacitação a jovens da periferia da Grande São Paulo. Agora, com conhecimento na mente e o certificado nas mãos, passam de estudantes a profissionais empregados na área de panificação, culinária e confeitaria.
Durante quatro meses de aulas e experiências na Academia Bunge, um grupo de 15 jovens – que já demonstravam interesse ou aptidão para atuar no segmento – aprendeu a preparar divesos tipos de pães, salgados, doces, itens de confeitaria e a trabalhar com chocolates.
“Além das aulas teóricas e práticas, receberam orientações socioemocionais que ajudarão muito na hora que ingressarem no mercado de trabalho”, disse a diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzete Calais.
Essa é a nova etapa dos participantes do programa, pois saem da formatura já com uma oportunidade de emprego em padarias associadas ao Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), entidade parceira do programa.
Também fazem parte da iniciativa a Rede Cidadã, a Harald Chocolates e o Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Isso comprova que ações coletivas envolvendo agronegócio, indústria de alimentos e terceiro setor podem ter um grande impacto socioeconômico.
Além de oferecer capacitação e oportunidade de emprego a esses jovens, o projeto amplia a oferta de mão de obra especializada para o setor de panificação, que tem mais de 10 mil vagas abertas na Grande São Paulo, segundo o Sampapão.
A expectativa inicial de ampliar o projeto já virou realidade. Ainda neste semestre tem início uma nova turma, em São Paulo, e outras três começam na segunda metade do ano, uma em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em Recife. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação Bunge