Faça um bolinho estilo inglês “muffin” para o seu café ou chá da tarde Bolo de muffin é perfeito para acompanhar o chá da tarde

O muffin é um bolinho originário da Inglaterra, trazido para os Estados Unidos por imigrantes britânicos e assim, se espalhou pelo mundo. O termo “muffin” vem da palavra francesa “moufflet” e inicialmente era feito com massa fermentada. Com o tempo, a receita foi adaptada e os muffins passaram a ser feitos com massa rápida semelhante aos cupcakes.

Atualmente, são populares em todo o mundo e existem em diversas versões com diferentes sabores e coberturas.

Talvez você goste de ler também:

A Harald , líder no mercado de coberturas e referência em chocolates para o segmento especializado no Brasil, apresenta um versão ainda mais saborosa do muffin, com deliciosas Chipshow TOP de Chocolate Ao Leite Recheio e Cobertura de Chocolate Ao Leite Melken , ideal para um chá da tarde em família, confira.

A história do muffin

Os muffins têm uma história interessante que remonta ao século X, com suas origens na Europa. Acredita-se que a palavra “muffin” tenha sido derivada do termo alemão “muffe”, que significa bolo macio. Inicialmente, os muffins eram feitos a partir de uma massa de fermentação natural, semelhante ao pão, e eram assados em fornos tradicionais.

No entanto, foi no século XVIII que os muffins ganharam popularidade no Reino Unido, especialmente na Inglaterra. Nessa época, as pessoas vendiam muffins nas ruas, e o som característico das campainhas dos vendedores ambulantes ficou imortalizado em versos populares, como o poema “The Muffin Man”. Com o tempo, a receita foi aprimorada, e os muffins tornaram-se mais leves e fofos, graças à introdução de fermento em pó na preparação.

Hoje, os muffins evoluíram em uma variedade de sabores, desde os clássicos de blueberry e chocolate até opções mais saudáveis com ingredientes como aveia, cenoura e banana. Seja como um lanche delicioso ou um acompanhamento matinal, os muffins permanecem uma iguaria apreciada em todo o mundo, com cada região adicionando seu toque especial à história desse quitute adorado.

Bolo de Muffin

Tempo de preparo: 10 minutos | Tempo de forno: 25 minutos | Rendimento : Até 2 bolos de 510g cada

Ingredientes

Massa

120g Chipshow TOP de Chocolate Ao Leite

480g Massa crua de bolo amanteigado (receita abaixo)

Cobertura e decoração

500g Recheio e Cobertura de Chocolate Ao Leite Melken

20g Granulé de Chocolate Branco Melken

Modo de preparo

Massa

1. Misture cuidadosamente as Chipshow TOP de Chocolate Ao Leite à massa crua de bolo amanteigado. Divida a massa entre duas formas pequenas de furo central, previamente untadas e enfarinhadas. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos. Desenforme.

Cobertura e Decoração

1. Misture o Recheio e Cobertura de Chocolate Ao Leite Melken com uma colher até ganhar consistência cremosa e espalhe sobre as superfícies dos bolos.

2. Finalize a decoração com 10g de Granulé de Chocolate Branco Melken em cada bolo.

Receita da massa crua de bolo amanteigado:

Bata 115g de açúcar, 80g de margarina (80% de lipídios) e 18g de gemas de ovos. Adicione 160g de farinha de trigo, 8 g de leite e continue batendo. Incorpore 3g de fermento químico, retire da batedeira e incorpore aos poucos 35g de claras em neve. Rende 480g de massa crua.

Compartilhar este conteúdo