Chocolate e verão – tome cuidado!

Quem trabalha com chocolate sabe que o verão é um desafio… Chocolate e calor não combinam, assim como chocolate e umidade também não: e o que não falta no verão brasileiro é calor e chuva! Isso tudo ainda acontece junto com a época mais importante para quem trabalha nesse segmento: a Páscoa!

Aqui separamos alguma dicas pra vocês não deixarem essa época do ano afetar a sua produção!

 

Na hora da compra

Verifique como está a exposição do produto no ponto de venda: é importante que ele esteja num local fresco e arejado, onde o sol não o atinja diretamente. Faça as compras bem cedo ou à noite para evitar a exposição ao calor da rua.

Transporte

Após comprar, o ideal é levar os produtos imediatamente para sua casa: evite circular com as coberturas e chocolates a pé ou de ônibus pela cidade, ou deixa-los na sacola de compras dentro do carro, pois em todos esses casos elas estarão expostas a todo o calor do dia. Uma dica para facilitar o transporte é utilizar caixas térmicas, que irão evitar que os produtos superaqueçam. Se você fizer as compras de carro, não deixe o chocolate no porta-malas e, se possível, mantenha o ar condicionado ligado.

 

Produção

O ideal é trabalhar sempre em um ambiente climatizado, entre 18°C e 25°C. Para quem trabalha em grande escala, o investimento em um ar-condicionado pode valer muito a pena e evitar dores de cabeça. Se isso não for possível no seu caso, procure trabalhar sempre nos horários mais amenos, como durante a noite ou de madrugada.

 

Armazenamento

Com toda a umidade e calor, o armazenamento dos chocolates pode ser problemático – até mesmo para as lojas! Por isso, o ideal é ter giro no estoque: comprar e fazer a sua produção e entregar o mais rápido possível (as caixas térmicas são uma boa opção para entregas longas!). Caso precise armazenar as barras em casa, procure o local mais fresco, arejado da sua casa – a geladeira e o freezer não valem, pois irão acarretar em outros problemas para suas coberturas e chocolates.

 

Conte conosco!

Caso você precise de mais dicas ou tenha dúvidas sobre sua situação com chocolates e coberturas, não hesite em nos procurar – estamos aqui para te ajudar!

Compartilhar este conteúdo