É possível misturar coberturas e chocolates?

Essa é uma dúvida que recebemos, e algumas pessoas nos contaram que era possível fazer a mistura, indicando diversas proporções. Gostaríamos de esclarecer que coberturas fracionadas (ou até mesmo as hidrogenadas) e chocolates são produtos diferentes, feitos com base em gorduras diferentes, com propriedades físico-químicas diferentes, e por isso não se misturam bem.

Mesmo assim, fizemos alguns testes em nossa Cozinha Experimental, e o resultado destes demonstra um tipo de cobertura bastante opaca, sem o brilho original de um chocolate nobre ou cobertura fracionadas moldados sem misturar. Além disso, a estabilidade da mistura é um problema: ela fica mole, sem o “snap” de um chocolate bem temperado ou da firmeza de uma cobertura moldada, derretendo com facilidade nas mãos. Por isso, não recomendamos que você faça essa mistura!

A nossa solução para esse assunto é a linha Inovare. Ela é uma cobertura que contém uma gordura de comportamento muito similar à manteiga de cacau em sua formulação, e por isso necessita da temperagem. Porém, na linha, esse processo tem maior margem de segurança – uma boa ideia para quem quer começar a trabalhar com a temperagem! Conheça mais sobre as técnicas de temperagem aqui  e comente conosco caso tenha dúvidas sobre o assunto!

Compartilhar este conteúdo