Conhecendo a linha Unique

Você já conhece o chocolate Unique? Aqui vamos explorar tudo sobre a linha, desde o plantio do cacau até a produção!

 

Cacau: a origem de tudo

Todo bom chocolate depende de um bom cacau! A linha Unique, em especial, utiliza cacau proveniente do sistema cabruca: uma forma de plantio sustentável, focada em qualidade ao invés de quantidade. Este cacau é plantado à sombra da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, ajudando a manter o equilíbrio da fauna e da flora locais. Com este sistema, não há tratores, colheitadeiras ou devastação da mata, mas um trabalho que emprega comunidades do interior da Bahia e do Pará, somados ao reflorestamento e à contribuição para o meio ambiente. Se quiser mais informações sobre este tipo de plantio, acesse https://www.cabruca.org.br/!

Transformando o fruto

Para além do plantio, o próprio processo da linha Unique é diferenciado dos demais chocolates: o cacau é colhido e os melhores frutos são separados manualmente. Suas amêndoas são, então, levadas para secar e fermentar. Esse processo dura cerca de 15h para chocolates normais, enquanto para um chocolate especial como Unique, o processo é completamente natural e dura em média duas semanas, trazendo um aroma e sabor especial para as amêndoas – falaremos mais sobre isso à frente!

Torrefação, moagem e conchagem

São os processos que definem a “cara” do chocolate. A torrefação é um aquecimento que ajuda a fixar os sabores e aromas especiais da fermentação e secagem anteriores. A moagem transforma as amêndoas em liquor, que se separa em uma parte sólida, que é o cacau em pó; e em uma “líquida” que é a manteiga de cacau! Misturando o cacau em pó e a manteiga em diferentes proporções e acrescentando diferentes quantidades de leite e açúcar resulta nos variados tipos de chocolate, como você pode ver abaixo:

 

Tabela de combinações

Por fim essa mistura passa pelo processo de conchagem, que define o brilho, a textura e atenua qualquer resquício de acidez ou umidade indesejados. E já que estamos falando em sabor…

 

Terroir, o sabor da origem

Lembra do processo de fermentação e secagem que falamos lá em cima? O sabor e aroma que despertam nesse processo são realmente únicos: o tipo de solo em que o cacau foi plantado, a quantidade de luz, água e mesmo o clima locais criam um sabor específico de cada local de onde o cacau foi cultivado e colhido. Na cultura do vinho, essa característica única de sabor e aroma é chamada de terroir, e essas especificidades são encontradas também em cafés, azeite e também nos chocolates da linha Unique.

 

Características de cada sabor

Feito apenas com a gordura da manteiga de cacau, cada chocolate Unique é especial e tem características próprias de sabor e intensidade!

35% Branco

A primeira percepção é do sabor do leite, que fica em evidência muito rápido e perde de forma gradativa. Em seguida, a baunilha serve como nota de passagem até a chegada do sabor do caramelo, com elegante acidez.

gráfico sabores 35% branco

 

35% Ao Leite

Tudo começa com uma intensa nota de caramelo seguida de amêndoas torradas, características da Amazônia. É então que surge um toque intenso de manteiga, terminando em um sabor cítrico.

gráfico sabores 35% ao leite

 

53% Bahia

Predomina o sabor da banana passa, que tem um pico inicial e reduz gradativamente até a finalização. O amendoim tostado funciona como a passagem para notas mais “fechadas”, como a manteiga e o tabaco.

gráfico sabores 53%

 

63% Bahia

Notas iniciais de frutas vermelhas, seguidas do equilíbrio excelente entre o sabor marcante de caramelo e do cítrico. Quem faz a passagem aqui é o damasco, que entrega ao paladar nuances de tabaco.

gráfico sabores 63%

 

70% Amazônia

O teor alto de cacau faz cada sabor aparecer mais lentamente e com bom equilíbrio. O perfil sensorial é composto pelo frescor cítrico contraposto às notas densas e quentes de caramelo, amêndoas, nozes e amendoim.

gráfico sabores 70%

 

Chocolates Unique

Todo esse cuidado e preparo é a linha Unique! O que você acha dessa linha? Conta pra gente e, caso tenha mais dúvidas, estamos aqui para conversar!

Compartilhar este conteúdo