Bombom de Pitanga
Sobre a receita
Ingredientes
- 300 g de pitanga in natura sem caroço ou polpa de pitanga
- 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
- 150 g de Unique Bahia 63%
- 4 colheres (sopa) de leite (60 ml)
- 1 colher (sopa) de glucose ou açúcar invertido (15 ml)
- 250 g de Chocolate Unique Bahia 63%
Geleia de Pitanga
Ganache
Casquinhas
Modo de preparo
Primeiro, faça a geleia de pitanga: leve ao fogo brando a pitanga e açúcar. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até a geleia tomar corpo. Para saber o ponto faça o teste do prato: pingue uma gota da geleia em um prato e vire-o verticalmente por 5 segundos. A gota deve descer cerca de 5 cm do ponto inicial, se descer mais do que isso precisa apurar por mais tempo. Se descer menos, acerte o ponto com um pouco de água. Desligue o fogo. Deixe esfriar e passe para um saco de confeitar.
Faça a ganache: Derreta o Unique com o leite e a glucose. Misture com o mixer até obter uma ganache cremosa e brilhante. Espere amornar e passe para um saco de confeitar.
Faça as casquinhas: Derreta e tempere o Unique 63%. Preencha as cavidades dos moldes com o chocolate e dê leves batidas sobre a mesa para retirar as bolhas de ar. Vire os moldes sobre a tigela contendo o chocolate para retirar o excesso e formar as casquinhas. Raspe com uma espátula. Leve os moldes emborcados para baixo encaixados sobre uma travessa para a geladeira até secar (cerca de 3 a 5 minutos). Retire e raspe novamente para formar as bordas.
Recheie 1/3 das cavidades dos bombons com a geleia de pitanga. Preencha quase até o topo com a ganache (deixe um espaço de 1 a 2 mm para fazer o fundo). Se possível, espere o recheio endurecer dentro das cavidades para formar uma película que facilitará seu fechamento.
Para fechar o molde, espalhe o restante do Unique 63% sobre a superfície dos moldes. Cubra completamente as cavidades, espalhando o chocolate com uma espátula. Retire o excesso. Leve para a geladeira por 20 minutos e desenforme os bombons.
Materiais
- saco de confeitar