Chocolates Drageados de Avelã

Rende até 1.250 g
Compartilhar essa receita

Sobre a receita

Essa receita de Chocolates Drageados de Avelã foi desenvolvida em nosso receituário de Mães, Namorados e inverno

Ingredientes

  • 250g Avelãs tostadas
  • 1000g Chocolate Melken ao Leite
  • 50g Cacau em Pó Melken 100%

Modo de preparo

Preparo

1. Coloque em uma tigela grande as avelãs já tostadas.
2. Derreta e tempere o Chocolate Melken Ao Leite. Coloque uma pequena quantidade de chocolate sobre as avelãs e, com o auxílio de uma espátula, vá misturando para cobri-las.
3. Repita essa operação diversas vezes para cobrir as avelãs com o chocolate, sempre movimentando a tigela (imagem ao lado).
4. Na fase final, quando o chocolate estiver acabando, misture com as mãos (use uma luva descartável) para facilitar o trabalho. Separe sempre as avelãs grudadas evitando que se unam, o que chamamos de núcleos duplos.
5. Na última adição de chocolate, misture tudo para que as drágeas tenham o aspecto de molhadas com o chocolate. Então, polvilhe o Cacau em Pó Melken 100% sobre elas.
6. Mexa bem até o chocolate cristalizar.
7. Deixe descansar por 4 horas e embale como desejar

 

Tempera do chocolate

Temperatura, tempo e movimento

Essas são as três variáveis que devem ser controladas durante todo o processo de têmpera. Em poucas palavras, temperar significa movimentar o chocolate derretido durante um tempo determinado até alcançar uma temperatura específica.

Têmpera no banho-maria frio – até 500 g

Passe o chocolate derretido para uma vasilha bem limpa e seca. Coloque-a sobre outra contendo água fresca (nunca gelada) e movimente a massa sem parar, das bordas para o centro, até chegar à temperatura certa. Em dias quentes, é necessário trocar a água do recipiente algumas vezes. Utilize sempre um termômetro culinário para controlar a temperatura final.

Tablagem (Têmpera no mármore) – acima de 500 g

Despeje o chocolate derretido sobre uma pedra sem porosidades, limpa e bem seca. Movimente de um lado para o outro, com o auxílio de duas espátulas metálicas, até que atinja a temperatura certa.

Têmpera por adição – 500 g a 1 kg

Antes de derreter, pique o chocolate e o divida em três partes iguais. Derreta duas delas e pique novamente a terceira, até obter pedaços bem pequenos. Passe o chocolate derretido para uma vasilha limpa e bem seca e adicione aos poucos a terceira parte reservada, movimentando constantemente até que o chocolate esteja totalmente homogêneo e na temperatura correta de trabalho.