Ovo Orange

Tempo de preparo 2 horas
Rende até 1 ovo de 500 g.
Compartilhar essa receita

Sobre a receita

Um ovo com a clássica combinação de chocolate com laranja. A delicadeza está nas proporções: casquinha fininha e camada fina de recheio, mas com muita intensidade de sabor.

Ingredientes

  • Para o recheio:
  • 4 colheres (sopa) creme de leite UHT (50g)
  • 100 g Chocolate Unique Amazônia 70%
  • 4 colheres (sopa) de geleia de laranja com pedacinhos da casca (80 g)
  • Para a casca:
  • 350 g Chocolate Unique Amazônia 70%
  • Para a decoração:
  • 30 g de manteiga de cacau
  • Corantes para chocolate nos tons branco (dióxido de titânio), amarelo e laranja

Modo de preparo

Comece pelo recheio: derreta o chocolate em banho-maria ou micro-ondas (potência 50%) juntamente com o creme de leite, mexendo de vez em quando até obter uma ganache lisa e homogênea. Acrescente a geleia de laranja, e leve à geladeira por 1 hora, para ganhar consistência firme, porém ainda cremosa.

Prepare as cores do ovo: derreta a manteiga de cacau no micro-ondas (potência 50%). Adicione o corante branco e misture bem, para formar a base para as cores. Divida a base branca em 2 pequenos recipientes: em um coloque um pouco do corante laranja e, no outro, o amarelo, tornando a misturar bem. Reserve em local aquecido, para manter a fluidez.

Faça a decoração do ovo: tempere os corantes em banho-maria frio ou despeje-os separadamente sobre uma pedra até atingirem a temperatura de 27°C. Devolva-os aos recipientes e aqueça-os levemente até atingirem 30°C. Mergulhe a ponta do pincel na cor amarela e pincele o interior da forma de ovo, formando uma linha na diagonal. Repita o procedimento com a cor amarela. Leve à geladeira por alguns instantes, apenas para secar a decoração.

Derreta e tempere o chocolate: derreta o chocolate em banho-maria ou micro-ondas (potência 50%), mexendo de vez em quando. Faça a têmpera, movimentando o chocolate até atingir 28°C a 29°C. Reaqueça ligeiramente para chegar à temperatura de trabalho (31 °C a 32 °C).

Molde o ovo: distribua o chocolate temperado nas duas cavidades do molde, sobre as cores aplicadas. Dê batidinhas leves para eliminar as bolhas e gire os moldes lentamente, cobrindo com chocolate toda a superfície. Vire sobre um refratário, para escorrer o excesso de chocolate, passe uma espátula flexível na beirada dos moldes e leve para a geladeira apenas para secar essa primeira camada.

Faça a casca recheada: retire os moldes da geladeira e coloque o recheio de chocolate com laranja no centro dos moldes. Espalhe-o com as costas de uma colher, deixando de 0,5 cm a 1 cm da borda sem rechear.

Em seguida, despeje um pouco mais do chocolate temperado nos moldes e espalhe-o com as costas de uma colher, vedando todo o recheio. Passe uma espátula flexível nas beiradas dos moldes, usando o excesso para formar uma borda plana e mais grossa, que facilite o fechamento do ovo.

Finalize a cristalização: emborque os moldes sobre uma placa ou bandeja forrada com papel-manteiga e leve-os à geladeira (entre 8 °C e 10 °C) por cerca de 20 minutos, ou até que a forma fique opaca, indicando que o ovo está pronto para ser desenformado.

Montagem final: aqueça rapidamente uma placa metálica e encoste as bordas dos ovos nela por alguns segundos. Una as metades em seguida, usando luvas de malha para que as digitais não marquem a peça.

Embale o ovo em uma caixa de acetato transparente para valorizar o trabalho artesanal.

Variação: Caso prefira utilizar uma geleia caseira, siga esta receita: dissolva ½ xícara (chá) de açúcar em 1 xicara (chá) de suco de laranja. Leve ao fogo baixo até levantar fervura e acrescente raspas da casca da laranja. Deixe atingir ponto de calda grossa, retire do fogo e deixe esfriar por completo.

Passo a passo

Faça a decoração

Com auxílio de um pincel de cerdas macias, faça um risco no molde com a manteiga de cacau derretida, colorida e temperada.

Dicas

  • Experimente saborear um pedacinho da casca desse ovo com um café expresso suave e frutado: uma combinação equilibrada.

Materiais

  • 2 formas de ovo de Páscoa de 500 g
  • Pincel com cerdas macias

Técnicas