Fazendo Ganaches | Harald

Fazendo Ganaches

A ganache é uma das bases mais tradicionais da confeitaria, feita com chocolate e creme de leite.  Pode ser usada para fazer recheios de bolos, tortas e bombons. Mais consistente, pode ser modelada e envolvida em chocolate em pó para fazer trufas clássicas. É usada ainda em toppings de cupcake e para cobrir bolos.

Textura e consistência

A textura e a consistência da ganache podem variar para cada tipo de aplicação e dependem, basicamente, da proporção entre o chocolate e o creme de leite.

Base

Derreta o chocolate/cobertura picado com o leite em calor suave (micro-ondas a 50% ou banho-maria), mexendo até ficar homogêneo. Acrescente outros ingredientes que desejar (para dar sabor ou melhorar a textura) e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea.

Outros ingredientes

Além do chocolate e do creme de leite, podem ser adicionados à receita mel ou xarope de glucose, que melhoram a textura e a conservação, e uma bebida como conhaque ou licor, para dar perfume e sabor. Você ainda pode fazer ganaches saborizadas acrescentando suco ou polpa de frutas ou chás concentrados.

Dica

Comece sempre com todos os ingredientes em temperatura ambiente.  O contraste de temperaturas pode “talhar” a ganache. Se isso acontecer, reaqueça-a levemente e mexa bem até recuperar a textura. Caso isso não ocorra, acrescente ½ colher (sopa) de conhaque, licor ou mel/glucose de milho em temperatura ambiente e mexa até recuperar a textura lisa e homogênea.

 


10 Comentários

  1. Vera Santa Helena disse:

    Aprendendo a trabalhar com chocolate !! Gostei muito das dicas!!! Site lindo!! ❤❤

  2. Aline disse:

    Começando a fazer trufas para vender , amando esse marca, sucesso com todos que provam , amaria receber mais dicas e instruções!

    • SAC Harald disse:

      Oi, Aline! Ficamos muito contentes em saber que nos escolheu para ajudar neste início! Você pode conferir dicas incríveis aqui nosso blog, pode aproveitar para conferir as aulas mais próximas á você! No nosso canal no Youtube e redes sociais estamos também sempre atualizando dicas super uteis para o dia a dia dos nossos transformadores! E sempre que tiver dúvidas, pode nos chamar! Estamos à disposição! ^_^

  3. Andreia da Silva Beserra disse:

    Boa tarde, quero saber se posso fazer ganache com a cobertura fracionada confeiteiro ?

  4. Andrielle disse:

    Comprei pela primeira vez para fazer recheio de tortelete. Espero que dê certo. Ouvir muitos comentários bons e resolvi comprar. Espero que os meus clientes gostem.

    • SAC Harald disse:

      Olá, Andrielle! Tudo bem? Agradecemos pela confiança que depositou em nossos produtos, e esperamos que seja um sucesso entre os seus clientes! No que precisar, é só nos procurar! 🙂

  5. Andrezza disse:

    Qual o chocolate eu uso da harald para fazer ganache recheio para um bolo por favor preciso da resposta sei que é o nobre mais qual o nome ? É harald prêmio ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *