Moldando ovo de páscoa – técnica do giro | Harald

Moldando ovo de páscoa – técnica do giro

Aprenda aqui a técnica do giro para fazer ovos de Páscoa simples ou com casca recheada!

Escolha a forma

As mais comuns são as de acetato (PVC), mais baratas, mas existem também as formas de policarbonato, que são mais resistentes e dão mais brilho às cascas. Para as profissionais, vale à pena investir!

Cuidados com a forma

Escolhida a forma, limpe-a com água morna, usando o lado macio da esponja, e seque-a muito bem. Antes de usar, lustre o molde com um pano macio e que não solte fiapos. Um molde bem lustrado, sem riscos ou rachaduras, confere mais brilho pra casca do seu ovo de Páscoa!

Primeiro passo

Derreta o chocolate ou cobertura escolhido. Lembre-se de que, se estiver usando chocolate, é preciso também fazer a têmpera .

Temperatura de trabalho

Para moldagem de ovos de Páscoa é importante prestar atenção à temperatura: a cobertura Top deve estar derretida entre 38 °C e 42 °C; já o Inovare e os chocolates Melken ou Unique devem ser mantidos na temperatura final de têmpera .

Faça os giros

Despeje o chocolate temperado ou cobertura derretida até metade do molde. Dê batidinhas leves para eliminar as bolhas e gire e lentamente a forma, cobrindo toda a superfície. Deixe secar um pouco na geladeira e repita o giro com o produto acumulado no fundo. Se precisar, repita a operação uma terceira vez.  Vire o molde sobre uma tigela limpa e seca para recolher o excesso.

Faça a borda

Passe uma espátula flexível na beirada do molde, usando o excesso para formar uma borda plana e mais grossa, que facilite o fechamento do ovo. Se necessário, coloque um pouco mais da cobertura derretida ou chocolate temperado.

Leve à geladeira

Coloque os moldes emborcados sobre uma placa ou bandeja forrada com papel-manteiga e leve-os à geladeira (entre 8 °C e 10 °C) por cerca de 20 minutos ou até que a forma fique opaca, indicando que o ovo está pronto para ser desenformado.

Feche o ovo

Aqueça rapidamente uma placa metálica e encoste as bordas dos ovos nela por alguns segundos. Se o ovo for recheado com bombons, coloque-os em uma das cascas. Una as metades em seguida, usando luvas de malha para que as digitais não marquem a peça.

Base de apoio

Procure embalar ovos com cascas decoradas em caixas de acetato transparente para valorizar o trabalho artesanal. Deixe o ovo de Páscoa em pé prendendo-o em uma base feita de chocolate ou cobertura: despeje o chocolate temperado ou cobertura derretida dentro de um aro de metal apoiado sobre uma bandeja forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira para secar e desenforme. Com um pouco do chocolate temperado ou cobertura derretida, grude o ovo fechado na base.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *