Panetone Artesanal de Chocolate
Sobre a receita
Ingredientes
- Para a esponja:
- ⅔ xícara (chá) de leite integral (167 ml)
- 1½ colher (sopa) de fermento biológico seco (15 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (130 g)
- Para a massa:
- 1 ovo inteiro
- 3 gemas
- 3 colheres (sopa) de vinho tinto seco (45 ml)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
- ½ xícara (chá) de leite integral (125 ml)
- ½ xícara (chá) de açúcar (105 g)
- 3½ xícaras (chá) de farinha de trigo (455 g)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- ¾ tablete de manteiga (150 g)
- 1 xícara (chá) de nozes picadas (90 g)
- Para decorar:
- 10 nozes inteiras sem casca
6 colheres (sopa) de Chocolate em pó 50% Melken (45 g)
1 xícara (chá) de Gotas Chipshow Top Ao Leite (200 g)
3 colheres (sopa) de Açúcar Impalpável Confeiteiro (30 g)
Modo de preparo
Esponja: em uma tigela pequena, misture o leite, o fermento e a farinha de trigo, até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.
Massa: misture o ovo, as gemas, o vinho, a essência de baunilha, o leite e o açúcar. Coloque o chocolate em pó, a farinha e o sal na tigela da batedeira. Com o batedor gancho, em velocidade baixa, junte a mistura líquida e a esponja; bata até obter uma massa homogênea.
Continue a bater em velocidade baixa por cerca de 10 minutos, ou até a massa atingir o ponto de véu. Adicione a manteiga em cubos (em ponto de pomada), de uma única vez, e bata até ficar completamente incorporada à massa. Junte o Chipshow e as nozes; bata apenas para misturar.
Divida a massa em três partes, boleie e disponha em três formas de papel para panetone. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 5 horas, ou até que a massa chegue a cerca de 1 dedo da borda da forma.
Asse em forno preaquecido (180 °C) por cerca de 40 minutos. Retire, passe dois palitos pela base da forma e apoie entre duas superfícies, para que o panetone resfrie de ponta-cabeça.
Decoração: com o panetone frio, polvilhe o açúcar impalpável e distribua as nozes por cima.
Variação: você pode substituir as nozes por outras oleaginosas ou frutas secas, como damasco ou uva-passa.
Dicas
- • De preferência, use farinha para pão, que auxilia no desenvolvimento do glúten. Se usar farinha convencional, é possível que sua massa precise de um pouco menos de leite, já que as farinhas para pão costumam absorver mais líquido. •A esponja é um pré-preparo que serve para acelerar o processo de fermentação em massas como a do panetone, que tem uma boa quantidade de açúcar e manteiga. • É possível obter o mesmo resultado fazendo a massa manualmente, sem batedeira. • Se estiver muito calor no dia do preparo, gele todos os ingredientes, com exceção da manteiga, para bater a massa sem que ela corra o risco de aquecer demais (o ideal é não passar de 25 °C). Se notar que a massa está superaquecendo, pare a sova, leve à geladeira por alguns minutos e então retome o processo. Por ser mais delicada, a sova manual não tem esse problema. • O ponto de véu é obtido quando você consegue abrir a massa entre os dedos numa espessura bem fina (como véu), sem rasgar imediatamente. • É muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente, em ponto de pomada, para que possa ser facilmente incorporada. • Durante a fermentação, se achar que a superfície da massa está ressecando, borrife um pouco de água para evitar a formação de uma película que dificulta o crescimento.
Materiais
- Formas de papel para panetone de 400 g
- Filme plástico