Moldando bombons e trufas | Harald

Moldando bombons e trufas

Recheados ou maciços, bombons e trufas são clássicos da chocolateria para fazer e vender o ano todo!

Primeiro passo

Derreta o chocolate ou cobertura escolhido. Lembre-se de que, se estiver usando chocolate, é preciso também fazer a têmpera .

Temperatura de trabalho

Para fazer a moldagem de bombons e trufas, é importante prestar atenção à temperatura: a cobertura Top deve estar derretida entre 38 °C e 42 °C; já o Inovare e os chocolates Melken e Unique devem ser mantidos na temperatura final de têmpera .

Bombons maciços

Preencha o molde com o chocolate temperado ou cobertura derretida. Dê algumas batidinhas para eliminar bolhas e leve à geladeira para secar por cerca de 20 minutos ou até que o molde fique opaco.

Bombons recheados - casquinha

Preencha o molde com o chocolate temperado ou cobertura derretida. Dê algumas batidinhas para eliminar bolhas de ar e vire-o sobre um refratário para escorrer o excesso e formar uma casquinha uniforme. Limpe o molde com uma espátula, vire-o sobre uma folha de papel-manteiga e leve-o à geladeira por 5 minutos para secar.

Bombons recheados - recheio

Preencha a cavidade com o recheio quase até a borda, deixando cerca de 2 mm a 3 mm sem recheio. Importante: evite vazamentos e rachaduras na casquinha usando o recheio na temperatura ambiente!

Bombons recheados - finalização

Cubra o molde com o chocolate temperado ou cobertura derretida e remova o excesso com uma espátula. Para um acabamento perfeito, aplique uma folha de acetato sobre o molde antes de remover o excesso. Leve à geladeira para secar por cerca de 15 minutos ou até que o molde fique opaco. Desenforme em seguida.

Cuidando do molde

Você sabia que as condições do molde também influenciam no brilho final dos seus bombons? Por isso, é importante cuidar bem dele! Lave-o com água morna, sempre com o lado macio da esponja para evitar rachaduras e riscos. Seque bem e guarde-o em local seco e sem odores fortes. Lustre-o com um pano seco e que não solte fiapos antes de utilizá-lo novamente.

 


4 Comentários

  1. Nayara Brito Schildwahter disse:

    Gostei das dicas. Vou tentar aplicar, pois não estou conseguindo deixar minhas trufas brilhantes.

    • SAC Harald disse:

      Que maravilha saber que gostou das dicas, Nayara! As casquinhas brilhantes dependem de alguns fatores como uma têmpera bem feita e o estado do molde! Dê uma olhadinha nas dicas de temperagem aqui em nosso blog (http://bit.ly/2J9Oe4L). Qualquer dúvida, estamos à disposição! 😉

  2. abel dos santos disse:

    como e bom saber que esse site nos DÃO DICAS MARAVILHOSAS DE COMO UTISAR OS CHOCOLATES E NAO PERDER O MATERIAL.

    • SAC Harald disse:

      Olá, Abel! Ficamos muito felizes em saber que adora as nossas dicas, pois temos como objetivo ajudar à todos os nossos consumidores da melhor forma! No que precisar, estamos à disposição! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *