Você sabe qual é a diferença entre trufa e bombom? Conhece a origem do nome deste docinho tão querido dos brasileiros? Aprenda com a gente!
A Harald aposta: você não resiste a uma trufa bem cremosa – e seus clientes também não. Mas qual é a principal característica dessa receita? E qual a diferença entre trufa e bombom? Vem com a gente para descobrir tudo!
1: A origem do nome
A palavra trufa vem do latim truffle, usado para identificar um tipo de cogumelo comestível que cresce embaixo da terra, perto das raízes de algumas árvores em países como Itália, França e Espanha. Com aroma e sabor únicos, ele é difícil de cultivar – por isso, tem um preço altíssimo, que pode chegar a alguns milhares de reais por quilo.
2: E as trufas de chocolate?
O livro Larousse Gastronomique, uma das principais enciclopédias sobre comida do mundo, define os docinhos como guloseimas feitas com chocolate, mais creme de leite ou manteiga, boleadas e enroladas em cacau ou chocolate em pó.
Ou seja: é uma ganache de textura mais firme, que recebe diversos tipos de acabamento. Dois chefs franceses do final do século XIX disputam a autoria da receita: Auguste Escoffier e Louis Dufour, que teriam notado a semelhança do doce com o raríssimo fungo de mesmo nome, a trufa.
Desde então, a receita tornou-se emblemática entre os produtos feitos com chocolate e ganhou inúmeras variações e decorações.
3: Trufa ou bombom?
Mas, afinal, qual é a diferença entre trufa e bombom?
Trufa é todo produto à base de chocolate com recheio de ganache. Se for outro recheio, é bombom.
Conheça Melken e Unique, os produtos da Harald mais indicados para nossas receitas de trufas.
4: Diferentes versões
As trufas desenvolvidas lá atrás pelos franceses são boleadas com as mãos e finalizadas com cacau em pó alcalinizado – como o nosso Cacau 100% Melken. Com o tempo, surgiram novos sabores, texturas e finalizações, como coberturas e casquinhas de chocolate (conheça os melhores produtos para banhar trufas: Melken e Top).
Apesar da mesma base de chocolate e creme de leite, as variações exploram novas proporções, mais cremosas, e podem produzir diferentes sensações com recheios duplos, frutas, bebidas e oleaginosas.
O doce é tão querido que virou referência! Você já percebeu que chamamos de “trufadas” as receitas que têm recheio cremoso de chocolate e creme de leite, muitas vezes com aroma de rum ou conhaque para reforçar o sabor?
Campeãs de venda
O paladar brasileiro tem preferência pelas trufas feitas de chocolate ao leite, mas a tendência parece ser explorar cada vez mais o meio amargo. Na versão com chocolate branco, o dulçor costuma ser equilibrado com raspas ou suco concentrado de frutas cítricas.
Em relação ao formato, nenhuma faz mais sucesso do que a trufa moldada com recheio cremoso, o famoso “trufão”. Preparadas em moldes para 15g ou 20g e embrulhadas em papel-chumbo, marcam presença perto do caixa nas lanchonetes, padarias e bancas de doces, além de movimentar a venda artesanal – são uma forma tradicional de obter uma renda extra.
Agora que você já sabe tudo sobre trufas, confira as receitas da Harald para fazer e vender! Além de encontrar os produtos Harald em atacados, saiba como comprar sem sair de casa, confira um manual para trabalhar com segurança e aprenda dicas para vender e entregar durante a quarentena.
Surgiu alguma dúvida? Fale com a Casa do Consumidor Harald! Estamos ao seu lado para ouvir, acolher e ajudar em seu processo de produção, conte com a gente!