Conheça as principais diferenças entre o brownie e o bolo de chocolate tradicional, seis receitas que dão resultados incríveis com os produtos da Harald e veja dicas importantes para acertar sempre na hora de preparar o doce.
Um dos queridinhos da confeitaria, o brownie é um tipo de bolo denso, cremoso, fácil de fazer e também de vender! Cortado em pedaços quadrados, é uma ótima pedida para oferecer a estudantes, como opção ao pão de mel. Ele também se encaixa e valoriza o cardápio de cafés e pequenos restaurantes, que podem se tornar seus clientes assíduos.
Você sabia?
O brownie é um tipo de bolo de origem americana que combina chocolate, farinha, manteiga, ovos e frutas oleaginosas, como nozes, em uma massa de textura densa e cremosa. É geralmente servido em pedaços quadrados, para comer com as mãos.
Confira as principais características do doce e veja como acertar sempre a receita!
Brownie | Bolo | |
Composição | Em geral, não leva fermento químico. Inclui chocolate. | Leva fermento químico e chocolate ou cacau em pó. |
Textura | Densa, mais compacta e cremosa, dispensa recheio. | Fofa, mais aerada. Ideal para rechear e fazer camadas. |
Sabor | Chocolate intenso, mais rico. | Mais suave. |
Aspecto | Mais baixo e escuro, com crosta característica e interior cremoso. | Mais alto, sem casca ou cremosidade interna. |
Por que não queima?
Você já deve ter ouvido falar que não pode aquecer demais o chocolate para não queimá-lo. No forno a 180 °C, porém, o calor é transmitido aos poucos. Em receitas bem balanceadas e feitas de acordo com as instruções, há tempo suficiente para a massa cozinhar sem que o chocolate corra o risco de queimar. E quanto maior for o teor de cacau, menos chance de isso acontecer. O que queima mais rapidamente é o açúcar, o leite e, por último, alguns tipos de gordura.
PARA ACERTAR SEMPRE:
– Use a forma do tamanho certo. Muito grande, o brownie fica baixo. Pequena demais, não assa o suficiente no centro.
– Cremoso por dentro. Sabe o teste do palito? Com brownie, é diferente: para garantir uma textura cremosa, ele deve sair ainda com um pouco de massa grudada.
– Espere esfriar. Corte o doce completamente frio para obter fatias bem definidas e a textura ideal.
– Trabalhe com o chocolate frio. Se estiver quente quando você acrescentar à massa, as gemas dos ovos podem passar do ponto (poderão “cozinhar”).
Com todos eles você faz brownie!
Além de moldar bombons e barrinhas, cobrir pães de mel e fazer ganaches, as linhas de chocolates e coberturas também funcionam como base para massas e fazem brownies com textura e sabor irresistíveis.
Brownie para presentear: esta receita tem ótimo sabor e um custo menor para quem faz bolos para vender.
Brownie Macunaíma: rústico e de sabor intenso, é uma ótima receita para fazer e vender em pequenas unidades.
Torta Brownie: feita com sabores que agradam ao paladar de todos: chocolate nobre Melken e doce de leite!
Brownie perfeito: um brownie fácil de fazer usando o Chocolate Meio Amargo Melken para dar estrutura e cremosidade à massa.
Brownie aerado: uma combinação de nozes com chocolate nobre Melken, de preparo simples e com acabamento delicado.
Brownie branco: a famosa variação blondie, um brownie de massa branca servido no palito.
Faça em casa!
Aproveite essas receitas fáceis para vender e lucrar, além de aperfeiçoar suas técnicas e traçar uma carreira profissional de sucesso e prosperidade no Faça e Venda!
Além de encontrar os produtos Harald em atacados, saiba como comprar sem sair de casa, confira um manual para trabalhar com segurança e aprenda dicas para vender e entregar durante a quarentena.
Surgiu alguma dúvida? Fale com a Casa do Consumidor Harald! Estamos ao seu lado para ouvir, acolher e ajudar em seu processo de produção, conte com a gente!
Bom trabalho!