Algumas formas de ovo de Páscoa vêm com um molde de silicone, que facilita na hora de moldar e desenformar. Elas são ideais para iniciantes e indicadas para ovos com casca simples e de colher. Veja aqui como usá-las!
Passo a passo
Cuidados com a forma
Limpe a forma com água morna, usando o lado macio da esponja, e seque-a muito bem. Antes de usar, lustre o molde com um pano macio e que não solte fiapos. Um molde bem lustrado, sem riscos ou rachaduras, confere mais brilho pra casca do seu ovo de Páscoa!
Temperatura de trabalho
Para moldagem de ovos de Páscoa é importante prestar atenção à temperatura: a cobertura Top deve estar derretida entre 38 °C e 42 °C; já o Inovare e os chocolates Melken ou Unique devem ser mantidos na temperatura final de têmpera .
Molde de ovo
Despeje o chocolate temperado ou cobertura derretida até a marca indicada na forma. Dê batidinhas leves para eliminar as bolhas e encaixe a película de silicone.
Leve à geladeira
Vire o molde e pressione levemente em volta da borda. Leve à geladeira (entre 8 °C e 10 °C) por cerca de 20 minutos ou até que a forma fique opaca, indicando que o ovo está pronto para ser desenformado.
Feche o ovo
Aqueça rapidamente uma placa metálica e encoste as bordas dos ovos nela por alguns segundos. Se o ovo for recheado com bombons, coloque-os em uma das cascas. Una as metades em seguida, usando luvas de malha para que as digitais não marquem a peça.
Base de apoio
Procure embalar ovos com cascas decoradas em caixas de acetato transparente para valorizar o trabalho artesanal. Deixe o ovo de Páscoa em pé prendendo-o em uma base feita de chocolate ou cobertura: despeje o chocolate temperado ou cobertura derretida dentro de um aro de metal apoiado sobre uma bandeja forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira para secar e desenforme. Com um pouco do chocolate temperado ou cobertura derretida, grude o ovo fechado na base.